Avisos do site

Artigo sobre o curso Vozes da Saúde Digital aprovado para o Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 2024

Artigo sobre o curso Vozes da Saúde Digital aprovado para o Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 2024

por Renato Sabbatini -
Número de respostas: 0


Caros amigos,

tenho o prazer de comunicar, com grande orgulho, que foi aprovado o nosso primeiro trabalho científico, fruto da ação da Diretoria de Educação em Saúde Digital, e do GT de Educação, para apresentação no XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2024), que será realizado em Belo Horizonte, MG, de 8 a 11 de outubro deste ano, pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

O trabalho apresenta o nosso curso on-line pioneiro, desenvolvido pela ABCIS - Associação Brasileira CIO Saúde, e foi baseado em podcasts de curta duração, e material suplementar de alto nível, com 10 episódios, e que foi oferecido duas vezes em 2023, tendo tido mais de 500 inscrições. Está hospedado em nossa Academia ABCIS on-line, em www.abcis.virtual.org.br 

"Um Curso de Saúde Digital Baseado em Podcasts On-Line: Primeiras Experiências e Resultados"
Autores: Ana Caroline Vicenzi Goncalves, Mônica Pugliese Heliodoro dos Santos, Renato Marcos Endrizzi Sabbatini,

O artigo será publicado em forma de resumo estendido, o que significa que será publicado nos Anais do Congresso, eletronicamente. Foi selecionado entre mais de 150 trabalhos submetidos, um recorde dos 20 congressos já realizados, pelo que a Comissão Científica e a Comissão Organizadora estão de parabéns pelo excelente e rápido trabalho. Quando for disponível, divulgaremos a URL de acesso, constante da Biblioteca da SBIS.

Lembrando que fui eu que propus criar o CBIS, lá em 1986, sendo que o primeiro foi em Campinas, e eu o seu presidente. Foi quando foi criada a SBIS (e eu fui eleito vice-presidente da Sociedade). Então, ver o trigésimo congresso chegar, realizado ininterruptamente a cada dois anos, tenho um orgulho e um gostinho especiais. Uma grande vitória essa continuidade, a criação revelou-se boa e longeva!

Meus agradecimentos, mais que especiais:
  • Às Dras. Mônica Pugliese e Ana Vicenzi, que foram as idealizadoras, organizadoras e curadoras do curso, com grande idealismo e esforço (e que foram podcasters, também)
  • Á diretoria da ABCIS, na pessoa do Vitor Tadeu Ferreira, nosso presidente, pelo apoio incondicional e entusiasmo pela ideia (também foi um dos podcasters)
  • Ao engenheiro Alexandre Sabbatini, que é o webmaster e suporte de EAD e infraestrutura da ABCIS Academy, pela competência em manter um site de alta disponibilidade e excelência (LMS Moodle)
  • Aos designers e marketeiros digitais da Elo Criativo, que elaborou os materiais e fez a divulgação do curso e de todos seus episódios.
  • E aos autores dos podcasts, por sua inestimável e voluntária colaboração na geração do conteudo de alta qualidade. Todos foram mencionados no artigo, com o respectivo tema. Além dos curadores, foram:
    • Bianca Miranda
    • Douglas Betioli Ribeiro
    • José Luciano Cunha    
    • Guilherme Zwicker Rocha
    • César Abicalaffe
    • Leandro Costa Miranda
    • Fernando Uzuelli
    • Vitor Tadeu Ferreira
Grande abraço
Prof. Sabbatini
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Renato M.E. Sabbatini, PhD, CPHIMS, FIAHSI, FACMI, FAMIA, SBIS (Hon.)
CEO, Sabbatini Consulting & Education
Director of Education, AMIA and ABCIS
Professor of Health Informatics and Telehealth
Campinas, São Paulo, Brazil
Phone (55 19) 3287-5958
Mobile (55 19) 99126-9684
Skype: rsabbatini
Email: rsabbatini@gmail.com
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------